Espaço Rasa

Quem Somos

Quem Somos

Angélica Rovida

Bailarina e coreógrafa

Mais

X

Angélica Rovida

Bailarina e coreógrafa

Bailarina e coreógrafa, com especialização em danças árabes. Pós-graduada em educação física escolar, com capacitação em yoga. Fez aulas com mestres de renome em dança e música oriental e brasileira. Entre eles: Youssef Barakat, Cristina Barakat, Sherazad, Omar Farouk, Atef Issa, Shokry Mohamed, Mohamed El Sayed, Ná Ozzeti e Roberto Angerosa. Graduada pela Universidade de São Paulo e Conservatório Marcelo Tupinambá (em violão erudito) é autora do “Ventre-repente”. Projeto que abrange dança, música, literatura estabelecendo analogias entre a cultura árabe e brasileira (nordestina). Há vinte anos ministra aulas, workshops e palestras. Faz viagens de pesquisas,apresentações, eventos pelo Brasil e Exterior (Argentina,Síria e USA), com músicos árabes e brasileiros conceituados.

Henrique Pessoa

Ator e pedagogo

Mais

X

Henrique Pessoa

Ator e pedagogo

Ator formado pela Escola de Artes Dramática-USP. Pedagogo formado também pela USP com especialização em Clown. Foi professor de Teatro do Gracinha por 15 anos e como ator trabalhou em diversas peças e ganhou prêmios de melhor ator em diferentes Festivais.
Atualmente atua, dirige e leciona no ECP.

Ratnabali

Cantora

Mais

X

Ratnabali

Cantora

Cantora indiana natural de Calcutá. Formou-se em
canto clássico indiano pela Prayah Sangeet Samiti de Ilhabad obtendo o grau de Sangeet Prabhakar aos 16 anos de idade. Mais tarde estudou vários gênerosde canto, como Rabindra Sangeet, Bhajan, cantos folclóricos e clássicos na “Rabindra Bharati University” da Calcutá. Tornou-se discípula do famoso músico Pandit Prasun Kumar Banerje e da Patiala Gharana do Ustad Bade Gulam Ali Khan. Seu currículo também inclui bacharelado e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco.

Khru Marcos Takeda

Terapeuta corporal e professor

Mais

X

Khru Marcos Takeda

Terapeuta corporal e professor

Terapeuta corporal e professor de técnicas de massagens orientais com habilitação para capacitação e formação de professores através da escola tailandesa Ong´s Massage School, para qual também assessora alunos de intercâmbio para qualificação profissional de massagens.

Onze anos atuados com terapias no Japão e Tailândia.

Estruturou escolas e clínicas de massagens nas províncias de Shizuoka, Nagano , Tochigi e Gifu no Japão. Atuou em projetos como o da escola IMEC (Nagoya-Japão) – Cursos no programa de reintegração de candidatos a empregos da agência de trabalho pública japonesa Hello Works

No Brasil desde 2014 vêm implantando técnicas orientais com cursos de atualização em estabelecimentos como Amanda Beauty Center (Manaus-AM), Espaço Zen (Manaus-AM), Centro de tratamento da coluna (Santa Maria- RS) ,SPA Med Sorocaba (Sorocaba-SP) Espaço Promakhos (Sorocaba-SP) ,Atrum Saúde (São Paulo), CIESA Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Manaus-AM), Hari Om (São Paulo), Espaço Rasa (São Paulo).

Rafael Francisco

Ator e palhaço

Mais

X

Rafael Francisco

Ator e palhaço

Formou-se como ator na Escola Livre de Teatro de Santo André e como palhaço na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria. Ainda na ELT estudou máscara neutra, máscara larvária e comédia Del’Arte com a professora Cuca Bolaffi no Núcleo Experimental da Máscara. Também trabalhou como manipulador de bonecos na “Cia. Buzum!”.

Cia. Rasananda

Fundada e dirigida por Andrea Prior, desde 2004, a Cia. Rasananda tem sede no Espaço Rasa e desenvolve sua pesquisa nas danças clássicas indianas. Fundamenta seu trabalho artistico no Odissi e Kathak, bem como o aspecto coreográfico do repertório tradicional e autoral.

Ao longo destes anos, formou um rico repertório coreográfico com itens tradicionais que exploram de forma sensível as belas histórias da mitologia hindu.

Desde 2009 vem trabalhando a inserção da linguagem em espetáculos tais como:
Ramayana, Rasalila e Yuga, todos apresentados no Viga Espaço.

A companhia tem levado seus espetáculos a diversos eventos e lugares, como mostras de dança, ONGS, saraus culturais, peças de teatro, eventos esportivos visando à saúde e ao bem-estar, programas televisivos e do desfile do Carnaval de São Paulo 2009,
alcançando públicos variados e de diferentes faixas etárias.

As danças indianas clássicas que trabalhamos na Cia. Rasananda são o Kathak, do Norte, e Odissi, da costa Leste. Ambas chamam a atenção tão logo o espectador vê a dançarina/o com seus adornos e figurino impecáveis.

A música possui ritmos complexos que são acompanhados pelas batidas dos pés executadas pelos dançarinos. Os movimentos da dança incluem sinuosidade e precisão, evidenciam ritmo e melodia, impressionando pela riqueza de detalhe.

Com especial destaque, estão os movimentos das mãos, os mudras. Carregados de simbolismo, estes gestos comunicam histórias, ideias e sentimentos. Todos estes elementos atuam em conjunto resultando em um espetáculo expressivo de dança pura ou que conta alguma das narrativas mitológicas hindus.

Depoimentos

O Espaço Rasa, ao longo desses anos, vem desenvolvendo as atividades multiculturais para o povo brasileiro. Estas atividades são importantes tanto para enriquecimento cultural quanto para enriquecimento humano: o encontro entre ocidente e oriente através da dança, música e arte cênica. Tem sido um importante veículo para divulgar principalmente a filosofia e as várias formas da arte indiana. Eu como cantora indiana apresentei, junto com Andrea Prior dançarina e atriz, vários trabalhos para Consulado da Índia e nas várias unidades do Sesc . Parabéns Espaço Rasa

Ratnabali

Cantora indiana

O Rasa é um espaço de integração de culturas que tendo a cultura indiana como base se abre para infinitas conexões com a cultura brasileira e outras culturas orientais. Do mesmo modo faz um trabalho de divulgação e aprofundamento de uma grande variedade dança, de teatro, técnicas corporais, religiosidade, celebrações, palestras e muitas outras atividades com tanta frequência e qualidade que chega a surpreender. Um espaço de convivência artística e cultural sem similar que se admira ainda mais quando vemos a simplicidade de sua estrutura e a longevidade e alcance do trabalho. Parabéns à Andrea Prior e colaboradorxs!!

Gabriel Levi

Músico, compositor e arranjador

Onde a arte aconchega, mobiliza energia criativa e emana sua luz de dentro para além. Este é o Espaço Rasa. Que incentiva o encontro entre profissionais, professores, artistas de diversas áreas, comprometidos com o estudo e pesquisa de culturas afins. Promove “o fazer arte”, abrindo suas portas através de ações culturais periódicas. Como por exemplo: os saraus, viabilizando assim a participação de grande público, de diversas faixas etárias e condições sociais (muitas ações tem como ingresso contribuição espontânea, valores simbólicos e gratuidade. ). Estar no Rasa é ter oportunidade de dialogar com saberes e belezas diversas , coloridas, que nutrem o corpo e a alma.

Angélica Rovida

Professora de Danças Árabes

Mais depoimentos