Espaço Rasa

Programação 2022

04
Dec

Multi-instrumentista Ricardo Passos apresenta canto Dhrupad no dia 4 de dezembro, domingo, no Espaço Rasa, em São Paulo

Espetáculo acústico do artista português destaca a música clássica indiana

Saiba mais

O Dhrupad é a forma mais antiga sobrevivente da música clássica indiana, e teve origem no canto de hinos e mantras védicos. Também pode ser vista como uma meditação, uma forma de yoga baseada no conhecimento dos nadis e chakras, e também como uma arte performativa que retrata um vasto universo de emoções humanas.  Uma oportunidade única para contemplar este canto, profundamente espiritual e meditativo, será oferecida pelo multi-instrumentista Ricardo Passos, acompanhado por Edson Fernando no próximo domingo, 4 de dezembro, às 18h, no Espaço Rasa, dentro do projeto RASAcústico.

 

Explorando com profundidade a improvisação e misturando elementos da cultura oriental com a polifonia da cultura ocidental, Ricardo Passos viaja pelo mundo há duas décadas. Em passagens pela Índia, se dedicou ao Konnakol, pakhawaj, nagara, kanjira e ao canto Dhrupad. Estudou, ainda, violão clássico e piano no Conservatório do Porto, guitarra jazz na Escola de Jazz do Porto, violão flamenco na Espanha, guembri no Marrocos, derbake, rik e bendir no Egito, saz na Turquia, tonbak e def no Irã e kuzheng na China e percussão brasileira e cubana no Brasil – onde concluiu licenciatura em música na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

 

Edson Fernando é bacharel em percussão (UFMG, 2006) e baterista atuante na cena musical mineira. Em 2014, o músico inicia seus estudos de Pakhawaj, tambor ancestral da música clássica indiana, com o mestre Pt. Manik Munde. Desde então, inseriu o Pakhawaj e sua linguagem em diferentes abordagens musicais, seja acompanhando a viola caipira, na música instrumental ou na canção. Na música indiana o músico acompanha diversos cantores de Dhrupad em concertos no Brasil e na Índia e recentemente vem pesquisando e adaptando composições de Pakhawaj da tradição de Odissa.

 

Local: Espaço Rasa – Rua Girassol 107, Vila Madalena, São Paulo – SP

Data: 4 de dezembro de 2022. Domingo, às 18h.

Classificação: Livre.

Ingressos:  R$ 50,00.

 

01
Dec

XX Mostra de Danças

A nossa Mostra chegou ao vigésimo ano de existência !

Saiba mais
Celebrando o renascimento do Espaço Rasa em novo local, a Mostra de Danças desse ano será na modalidade in situ (site specific), ou seja, a dança será executada na nova casa da Vila Madalena, e proximidades.
Quando iniciou, a Mostra acontecia com o trabalho em desenvolvimento das alunas do Rasa, principalmente com danças indianas, árabes, brasileiras. Agora o convite se estende para qualquer pessoa interessada, visando também a inclusão das mais variadas vertentes: dança inclusiva, circo-dança, dança-teatro, enfim, qualquer modalidade ou estilo que tenha na dança o seu ponto de origem.
Venha fazer parte desse tecido virtual de danças, em sua diversidade !
Para participar:
  • Postar no Instagram no formato Reels com as hashtags marcando os perfis @espaco.rasa e @xxmostradedancas
  • Tempo de gravação: até 1min30s
  • Local de gravação: Espaço Rasa – Rua Girassol, 107, Vila Madalena, São Paulo e arredores (até 400m)
  • Inscrição: gratuita
  • Quem pode participar : dançarines, estudantes de dança, dançantes, a partir de 18 anos *
  • Período para postagens: até 20.dez de 2022
Agendamento de horário para gravações no espaço através do whatsapp : (11)98491-5717 ou (31)98576- 3860
OBS: As 03 postagens com mais curtidas receberão um presente surpresa especial
Coordenação: Núcleo de Danças do Rasa
BEM VIND@S!!!* protocolos sanitários em vigor de acordo com o local e as normas vigentes.
* para menores de 18 anos há necessidade de acompanhamento e devida autorização do responsável.Mais informações: (11)98491-5717 ou (31)98576- 3860 (whatsapp)