Espaço Rasa

O Rasa

O ESPAÇO RASA é coordenado
por Andrea Prior
dançarina, coreógrafa, atriz
e diretora

A PALAVRA RASA

No período védico (por volta de três mil anos a.C.) já se utilizava a palavra RASA significando seiva, essência, sentimento, porém antes da Era Cristã seu significado alcançou um sentido estético. O dicionário sânscrito de Mornier-Williams atribui outros significados para Rasa: a seiva ou o suco das plantas; suco de frutas; qualquer líquido ou fluído; a melhor, a mais fina ou a parte prima de alguma coisa; essência, medula, elixir, poção; o fluído seminal de Shiva; charme, prazer, deleite, o sabor ou o caráter de uma obra ou seu sentimento prevalecente.

Rasa é algo repleto de significados e um propósito, o de despertar o encantamento estético no espectador.

Durante uma performance, o músico Nandikesvara dizia que três elementos fundamentais se combinam: 1 Sangita, a música e a dança; 2 Bhava, ou os estados mentais que envolvem as representações das circunstâncias dramáticas e suas regras, como emoções generalizadas; e 3 Rasa, o sabor ou a essência, interpretada e absorvida pelo espectador. Esses componentes interagindo em uma teia de significações conectam as mentes dos artistas e dos espectadores.

OS 8 RASAS

Bharata, que de acordo com a mitologia hindu criou o teatro, menciona oito Rasas, com a mesma importância, pela razão de todo ser humano ser capaz de senti-los e vivê-los, que são:

  • Shmgara
    (Sçïgàra), o Erótico
  • Hasya
    (Hàsya), o Cômico
  • Karuna
    (Karuõa), o Patético
  • Raudra
    (Raudra), o Furioso
  • Vira
    (Vara), o Heróico
  • Bhayanaka
    (Bhayànaka), o Terrível
  • Bibhatsa
    (Bãbhatsa), o Abominável
  • Adbhuta
    (Adbhåta), o Maravilhoso

Contudo, para o filósofo e teórico Abhinavagupta, um nono Rasa é considerado: Shanta, a Tranqüilidade deve ser destacado, segundo ele, pois é um pré-requisito básico para que o espectador desfrute o estético.

É Rasa porque pode ser saboreado. Como se saboreia o Rasa? Assim como os gourmets apreciam pratos preparados com diversos ingredientes deliciosos e muitas especiarias, as pessoas sensíveis desfrutam em suas mentes as emoções apresentadas pelas diferentes formas de representação dos afetos transientes e suas causas; apresentados com a entonação apropriada da voz, movimentos corporais e reações involuntárias. Isto explica porque essas emoções primárias são conhecidas no teatro como Rasa.

– Palavras de Bharata sobre o Rasa

Com essa alusão, Bharata expõe a necessidade do espectador ser sensível, estar disposto e ter boa vontade para experimentar o Rasa. Pois, mais do que simplesmente um sabor, é uma combinação de ingredientes submetidos a um processo.

Assim como o espectador precisa ser sensível e conhecedor das artes, o artista precisa ser especialmente treinado. Nesse processo proporcionado pelo artista em comunhão com o espectador, a consciência é tomada pelo Rasa.

Fonte: RANGACHARYA, Adya; The Natyasastra – Munshira Manoharial Publishers Pvt Ltd. India, 1996.