Dança » Danças Indianas

Danças Indianas

Danças Indianas

As danças indianas ministradas no Espaço Rasa são de tradição clássica: o Odissi, originário da região de Orissa (costa leste) e o Kathak, existente nas diferentes gharanas (escolas) em quase todo o norte da India.

Ambas possuem em comum o trabalho percutivo dos pés, o refinamento dos gestos, passos e olhares, e o aspecto lírico que permeia o estilo.

A diferença, regional, é sentida principalmente na postura de cada uma das danças e na maneira como se faz a abordagem da técnica de dança pura (nritta) e nas danças que contam histórias (nritya/abhinaya).

A prática contínua das danças desenvolve, no nível físico, o incremento do sistema ósseo-muscular, a flexibilidade e a resistência cardio-vascular. No aspecto mental, promove uma possibilidade de foco para a mente, que encontra-se tão dispersa nos tempos atuais. No campo emocional, a prática desta autêntica dança-teatro, revela-se na possibilidade de experimentar vários estados (bhava/rasa) por meio das abhinayas (histórias). A filosofia hindu que permeia todo o estilo abre uma possibilidade de caminho mais sutil,  apresentando-se como seara àquele que escolhe praticar a dança como caminho.

 

Confira grade de aulas e oficinas nos links acima.

 

Vídeo: Dança Clássica Indiana com Andrea Prior