Histórico » HINDUSTANI

HINDUSTANI

HINDUSTANI
Espetáculo de música e dança clássica do norte da Índia
com Ratnabali,  Andrea Prior e Kanchan Marandam

Hindustani - espetáculo de Kathak e música

 

A India é um país de muitos contrastes. A região norte, conhecida como hindustan, revela em suas paisagens cordilheiras de montanhas, desertos e o sagrado rio Ganges. Durante séculos aí se instauraram as gharanas (escolas) de dança Kathak mais conhecidas, em suas respectivas cidades: Lucknow, Jaipur, Benares, revelando a beleza da arte hindustani.

A música indiana tem cunho espiritual e possui uma riqueza melódica e rítmica, apresentada através do sistema Raga/Tala.
A dança clássica indiana Kathak originou-se da palavra katha(história) e da tradição dos artistas-contadores de histórias  e sacerdotes, que através de sua Arte remontavam passagens dos épicos e puranas. Sua primeira menção ocorre no Mahabharata. O estilo sofreu influências durante o império Mughal e se tornou a dança das cortes dos grandes reis.

A abertura se deu com o acendimento da lamparina e a presença do Consul Geral da India.

A música e a dança do norte indiano foram apresentados neste espetáculo por Ratnabali (India), que, com seu canto e harmonium, apresentou um mosaico melódico em vários idiomas indianos (sânscrito, hindi, bengali, marawari), acompanhada por músicos renomados na flauta e tabla.
Andrea Prior (Brasil) apresentou a dança Kathak, gharana de Lucknow, seguindo-se a bailarina Kanchan Marradas (índia), eminente artista da gharana de Jaipur.

FICHA TÉCNICA

Ratnabali……………………………………….canto e harmonium
Lourdes Carvalho……………………………flauta
Ignácio Caminha……………………………. tabla
Andrea Prior……………………………………Kathak
Kanchan Maradan……………………………Kathak

Duração: 80 min
Censura: 12 anos

Produção: Espaço Rasa

Quando: 21/09 (terça) às 21h
Onde: Viga Espaço Cênico – Rua Capote Valente, 1323  Sao Paulo
Quanto: R$ 30 (meia para estudantes e 3ª idade);

 

HINDUSTANI