Eventos » RASAcústico – 2017

RASAcústico – 2017

O Rasa inaugurou no ano de 2015 a série RASAcústico, apresentando solos e grupos de artistas que tem no som acústico, na pesquisa do som e na sensibilidade seu maior foco.

 

Neste ano de 2017 teremos o imenso prazer de apresentar:

 

No sopro das águas das Ayabás
com Fernanda de Paula
Dia 20 out as 21h (sex)
 

Nesse espetáculo solo, a cantora, percussionista e poetisa Fernanda de Paula traz o universo das ayabás do candomblé. São elas as orixás Oxum, Iemanjá, Nanã Buruquê e Iansã. Cada uma delas, à sua maneira, é guardiã de um aspecto do feminino e também intimamente ligadas à maternidade e à proteção das crianças.

Por meio de uma história, textos de autoria da cantora e diversas canções tradicionais e inéditas, Fernanda de Paula apresenta um universo de delicadeza, feminilidade, força e magia, relacionado com as características e a força das ayabás. A percussão e o canto guiam essa trajetória que vai das águas (Iemanjá e Oxum) até o ar (Iansã), passando pela terra/barro (Nanã). Tudo costurado com um fio multicor, que revela o quão próximas são essas orixás, ao mesmo tempo tão diferentes entre si.

No mês em que o RASAcústico tem como tema o feminino em suas diversas faces, “No Sopro das Águas das Ayabás” nos presenteia com a valorização do universo feminino, em todas as suas nuances.

 

espiral harmonica (1)

 

ESPIRAL HARMÔNICA
Dia 29 de setembro as 21h (sex)

Música Contextual e Vídeo Arte

A harmonia integral entre a música (estrutura temporal, rítmo, sons e timbres) e a arte visual (geometria e cor), é o que o grupo Espiral Harmônica chama de Música Contextual.

O Espiral Harmônica é dedicado à pesquisa, composição e apresentação artística da TEHP – Teoria da Espiral Harmônica Progressiva www.espiralharmonica.com.br

A TEHP foi desenvolvida durante mais de 10 anos e o grupo Espiral Harmônica criado em 2013. Depois de uma fase de estudos, composições, criação de vídeos e ensaios, o grupo faz várias apresentações intimistas como house concerts, que agora passam a apresentá-las como Concerto & Diálogo.

Com:

Eduardo Penha, compositor, arranjador e regente, é autor da TEHP – Teoria da Espiral Harmônica Progressiva, gestada durante 12 anos. Formado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP em 1996, é também violista (viola de 10 cordas), violonista e guitarrista; idealizador da viola de 10 cordas (viola justa) com trastes móveis para a execução de inúmeras afinações não temperadas.

Wilson Neves, instrumentista – arranjador, compositor, improvisador, construtor de objetos sonoros, livre pensador e artesão. Diretor musical e instrumentista do grupo de pesquisa teatral Golpeia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

face quadro kronos

 

QUADRO KRONOS
Dia 18 de junho as 18h


Criado em 2017, ano astrológico sob a regência de Saturno ,seu correlato romano, e o primeiro quarteto de cordas que utiliza cópias de arcos e instrumentos como há 300 ou 400 anos atrás! 

No seu repertório faz uma viagem histórico musical da Renascença ao Barroco, finalizando no classicismo onde W. A. Mozart tem sua maior expressão. 

Quadro Kronos, inspirado no conceito grego da harmonia das esferas interpreta a música atemporal que o tempo edificou.

Componentes :
1°Violino -Marcus Held
2°Violino -Vinicius Chiaroni
Viola – Carlos Alexandre Martins
Violoncelo e direção artística – João Guilherme Figueiredo

 

 

 

flyer ishtar

ISHTAR
do sagrado ao profano
Dia 23 de abril (dom)  19h

com ZIKIR TRIO
participação especial da dançarina Bruna Milani

 

 

 

HISTÓRICO RASAcústico :

Em agosto de 2015, inauguramos a série RASAcústico com o Grupo Quatro Cântaros, e seguiram-se estes incriveis e dedicados artistas !

2015

GRUPO QUATRO CâNTAROS

oRQUESTRA dE oBJETOS dESINVENTADOS

OXALÁ MASALA

2016

ROTA DA SEDA

VOZES a BEIRA PRATA

SONORIDADE XAMANICA DO EQUADOR

LUME

ALLUMAR

 

mais info: 11  99919-7311 (vivo/whatsap)