Eventos » Kirtan, Puja e Meditação 2017

Kirtan, Puja e Meditação 2017

A meditação é uma prática tradicional no oriente, e tem se tornado cada vez mais popular no ocidente.

No Espaço Rasa, essa prática acontece nos Sadhanas de Dança, no mantra kirtan as segundas feiras (18h) e em dias especiais seguindo-se o ciclo lunar ou de acordo com o calendário hindu de festivais (pujas).

MANTRA KIRTAN
Toda segunda, 18h (exceto feriados)

O Rasa, toda segunda,  abre a semana com cantos de mantras e bhajans, seguida de uma pequena meditação silenciosa. O encontro tem  duração aproximada de 45 min, e a participação é aberta e gratuita (incenso ou contribuição espontânea para a casa são bem vindos).

Clique aqui para conferir as letras de mantras, bhajans e canções.

 

PUJA

O puja é uma “prece ritualizada”, e no Espaço Rasa é feito de maneira adaptada, simplificando-se os complexos rituais védicos, sem que contudo se perca sua essência. As oferendas de frutas e doces são abençoados durante a cerimonia e convertidos no que os hindus chamam “prasada” – alimento divino – sendo ao final compartilhados.. A meditação é conduzida principalmente com referência ao aspecto mitológico e simbólico de cada divindade homenageada naquele dia. Na tradição indiana, a representação externa da deidade (“murti“, que quer dizer “forma”) é um reflexo da divindade interna de cada um de nós. Neste sentido, o puja aqui se revela numa meditação em que se busca estabelecer um contato mais profundo com esta realidade interna.

Inscrição para o Puja: Gratuita
Para participar, basta trazer uma fruta ou doces para compartilhar, uma flor (que retorna a quem trouxe) e incenso (que fica para a casa). Vir preferencialmente com roupas claras.

 

FEVEREIRO

SARASWATI PUJA

saraswati-peq   Saraswati é a deusa da sabedoria, das artes e da música.
Consorte de Brahma, deus da criação, ela é representada vestindo branco e segurando a Veena (instrumento de    cordas).

É  ela quem concede ao devoto conhecimento para se chegar   sabedoria, extinguindo o sofrimento da ignorância.

 

Dia: 01/fev (quarta)
Horário: 20h30
local: Espaço Rasa

MARÇO

MAHASHIVARATRI
Dia 24 de fevereiro (sex)
Horário: 20h30
Local: Espaço Rasa

 

ABRIL

rama-circlerama-circlerama-circleRAMANAVAMI

RAMA Navami é um festival na India onde se celebra o nascimento de Rama, filho do Rei Dasaratha e da Rainha Kausalya, considerado o sétimo avatar do Deus Vishnu. Sua saga é contada no épico Ramayana, que, ao lado do Mahabharata são considerados o Quinto Veda (livro do conhecimento). Ambos são fonte inesgotável da cultura e sabedoria milenar indiana, e possuem valores nitidamente universais.

Rama, pertencente a dinastia solar, guerreiro incomparável, fiel ao dharma e príncipe ideal, simboliza a Verdade e as qualidades mais puras dos seres humanos. 

Será feito um puja (prece ritualizada), além da leitura de algumas passagens poéticas do Ramayana, encerrando com meditação e mantra kirtan. O nascimento de Rama marca o início do Projeto Ramayana a cada ano, no Espaço Rasa.

Dia 05 de abril (qua)
Horário: 20h30
Local: Espaço Rasa

 

HANUMAN JAYANTI

Dia: 11 de abril (ter)
Horário: 20h30
Local: Espaço Rasa

 

 

JULHO

GURU PURNIMA
Vyasa saintNeste dia da lua cheia de julho, celebra-se na India o Guru Purnima, em memória à Vyasa, o sábio autor do Mahabharata, épico indiano. Acredita-se que neste dia a busca espiritual encontra-se fortalecida, e muitos mestres são homenageados. No Rasa, haverá um pequeno puja e uma meditação inicialmente guiada, e depois silenciosa, sobre o mestre interior de cada um de nós.

Dia: 08/jul (sab)
Horário: 18h
Local: Espaço Rasa

Obs: trazer uma fruta para compartilhar e incenso para a casa.

 

AGOSTO

KRISHNA JANMASTHAMI

Dia: 14/ago (seg)
Horário: 20h30
Local: Espaço Rasa

 

SETEMBRO

GANESHA CHATURTHI

eventos_puja

Ganesha, o deus com cabeça de elefante, filho de Shiva e Parvati, é um dos deuses hindus mais populares, com maior número de templos. Em todos os rituais hindus ele é o primeiro a ser reverenciado.  É o removedor dos obstáculos – vighnaharta – e é associado à sabedoria.
Foi quem transcreveu o Mahabharata usando para isso uma de suas presas de marfim.

Evento Gratuito. Sejam todos bem vindos! Jaya Ganesha!!!

Obs: Traga uma flor vermelha, um doce para o altar, incenso para  a casa.   Venha preferencialmente com roupas claras.

Dia: 25/ago (sex)
Horário: 20h30
Local: Espaço Rasa

 

OUTUBRO

DURGA PUJA 

Dia: 30 de set (sab)
Horário: 20h30
local: Espaço Rasa

O Durga Puja celebra a vitória da deusa Durga sobre o demônio Mahishasura, e também coincide com a a derrota de Rávana, o demonarca de 10 cabeças por Rama, o príncipe arqueiro, sétimo avatar de Vishnu, num festival conhecido como Dussehra.

Faremos um puja (prece ritualizada) simplificado, mas sem perder o sentido do original, com entoação de mantras, bhajans e meditação.

Obs: o Durga Puja inaugura a programação OUTUBRO FEMININO 2017, confira!

DIWALI – Lakshimi Puja
FESTIVAL DAS LUZES

Dia 19 de out (qui)
Horário: a definir
Local: a definir

Conhecido como Festival das Luzes e comemorado em toda a Índia, o Diwali celebra o retorno da Luz, vencendo e dissipando a escuridão!

A prevalência da  luz sobre a escuridão, da sabedoria sobre a ignorância,  libertando-nos!
Diwali é o festival das luzes, e é o momento para se louvar Lakshimi, a deusa da fortuna, que incorpora a beleza, a saúde e a prosperidade. 
Neste evento haverá oferendas e meditação neste aspecto do feminino. 


(*) mediante inscrição  pelo contato@espacorasa.art.br
Mais info: 11 3868-2612/ 99919-7311 (vivo)