Eventos » KIRTAN, PUJA E EDITAÇÃO 2019

KIRTAN, PUJA E EDITAÇÃO 2019

A meditação é uma prática tradicional no oriente, e tem se tornado cada vez mais popular no ocidente.

No Espaço Rasa, essa prática acontece nos Sadhanas de Dança, no mantra kirtan as segundas feiras (18h) e em dias especiais seguindo-se o ciclo lunar ou de acordo com o calendário hindu de festivais (pujas).

MANTRA KIRTAN
Toda segunda, 18h (exceto feriados)

O Rasa, toda segunda,  abre a semana com cantos de mantras e bhajans, seguindo-se  uma pequena meditação silenciosa. O encontro tem  duração aproximada de 1 hora, e a participação é aberta e gratuita (incenso ou contribuição espontânea para a casa são bem vindos).

Clique aqui para conferir as letras de mantras, bhajans e canções.

 

PUJA

O puja é uma “prece ritualizada”, e no Espaço Rasa é feito de maneira adaptada, simplificando-se os complexos rituais védicos, sem que contudo se perca sua essência. As oferendas de frutas e doces são abençoados durante a cerimonia e convertidos no que os hindus chamam “prasada” – alimento divino – sendo ao final compartilhados.. A meditação é conduzida principalmente com referência ao aspecto mitológico e simbólico de cada divindade homenageada naquele dia. Na tradição indiana, a representação externa da deidade (“murti“, que quer dizer “forma”) é um reflexo da divindade interna de cada um de nós. Neste sentido, o puja aqui se revela numa meditação em que se busca estabelecer um contato mais profundo com esta realidade interna.

Inscrição para o Puja: Gratuita
Para participar, basta trazer uma fruta ou doces para compartilhar, uma flor (que retorna a quem trouxe) e incenso (que fica para a casa). Vir preferencialmente com roupas claras.

 

Abril